segunda-feira, 11 de julho de 2011

Apresentação do I Encontro Regional PIBID/ PROBID



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PROBID
I ENCONTRO REGIONAL PIBID-PRODOCÊNCIA DO NORDESTE
SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
JOÃO PESSOA DE 01 A 04 SETEMBRO DE 2011



Propomos a realização do I Encontro Regional dos Programas do PIBID/PRODOCÊNCIA do Nordeste: Sociologia no Ensino Médio com o intuito de reunir professores, pesquisadores, bolsistas PIBID/PRODOCÊNCIA e professores de Sociologia do ensino médio num debate sobre as experiências e os problemas derivados da recente implantação da disciplina no ensino médio. Através desse encontro pretendemos construir um espaço de debate sobre os problemas do ensino da sociologia e da realização de sua perspectiva crítica nas escolas públicas do Nordeste.


JUSTIFICATIVA

O projetos PIBID (Programa Institucional de Incentivo à Docência) e PRODOCÊNCIA são fruto da necessidade de desenvolvimento e qualificação das Licenciaturas no Brasil. No caso da Sociologia,  essa necessidade apresenta muitas particularidades devido à inclusão recente desta disciplina no currículo do ensino médio. Apesar de sua consolidação na universidade brasileira e da grande expansão de sua pós-graduação, o ensino da Sociologia nas escolas traz consigo uma série de novos problemas e demandas para a disciplina. O desafio que se apresenta é de como podemos manter uma  relação entre a prática científica que caracteriza a abordagem sociológica e sua dimensão crítico-emancipatória no contexto de uma nova linguagem não-acadêmica. Em outros termos, precisamos pensar como é possível trazer a Sociologia para as escolas de forma que sue potencial crítico possa ser desenvolvido e venha a confrontar as tendências massificadoras e autoritárias da vida social.

Dessa forma, o trabalho do PIBID/PRODOCÊNCIA-Sociologia da UFPB tem concentrado seus esforços na tentativa de construir uma prática pedagógica para a Sociologia no ensino médio que responda a essas necessidades. Partindo da realidade encontrada em escolas públicas da cidade de João Pessoa, nosso objetivo é construir experiências de ensino e pesquisa que desenvolvam em nossos bolsistas a autonomia necessária para refletir e ensinar sociologia, e, ao mesmo tempo, que contribua para a melhora do ensino nas escolas participantes.

Como parte deste projeto, acreditamos que é fundamental conhecermos os problemas e as práticas do ensino da Sociologia em outros contextos. Nesse sentido, a idéia de um encontro de todos os grupos PIBID/PRODOCÊNCIA-Sociologia no “I Encontro Regional dos Programas do PIBID/PRODOCÊNCIA do Nordeste: Sociologia no Ensino Médio” surgiu como uma oportunidade para o debate e a reflexão necessários ao campo. Pensando de um ponto de vista da construção do conhecimento e também do desenvolvimento de uma reflexão crítica, até mesmo o conhecimento de nossa especificidade depende do contato com situações distintas e da formação de redes de cooperação intelectual. Acreditamos que esse encontro apresentará a oportunidade de discutirmos os principais problemas enfrentados na implementação da Sociologia no ensino médio, bem como a possibilidade de construção de uma agenda comum centrada na construção de uma prática crítico-emancipatória para o ensino da sociologia.


OBJETIVOS

·         Apresentar e discutir os principais problemas envolvidos na implantação da Sociologia no ensino médio nas escolas públicas do Nordeste;

·         Construir uma reflexão sobre as possibilidades e modos efetivos de ensino da Sociologia como disciplina crítico-emancipatória;

·         Elaborar uma agenda de discussão para os grupos PIBID/PRODOCÊNCIA-Sociologia.




Logo mais divulgaremos a programação do Encontro e as informações sobre as Inscrições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário